Orçamento Retrato Profissional 2020 | Carla Cunha Fotografia


Se você chegou até aqui é porque está em busca de informações sobre retratos profissionais, também chamados de retratos corporativos, retratos para personal branding, marketing pessoal ou porque está buscando melhorar e promover seu negócio através da sua imagem.

Antes de tudo vou falar um pouquinho de cada “expressão” relacionada a este tipo de fotografia e porque ela é tão importante para sua marca e/ou negócio.

Fotografia para Personal branding ou marketing pessoal

Você quer mostrar ao mundo seu profissionalismo, sua marca, seu negócio? Então, certamente a fotografia para personal branding vai te ajudar.

Personal branding, nada mais é que a gestão desses conceitos relacionados a uma marca, que no caso é você. Ele é indispensável na gestão de carreiras e negócios, é a construção da marca pessoal, de quem você quer mostrar ao mundo. Imagine-se como uma marca, um produto, um serviço, como você quer refletir esta imagem para o mundo?

Retratos profissionais / Headshot

Lembra da fotografia 3x4? Aquelas que são tiradas do ombro para cima, geralmente para documentos? Então retrato (ou headshot) nada mais é do que fotografar uma pessoa dando enfoque no rosto.


Mas diferentemente da fotografia 3x4 que todo mundo sai feio (rsrsrs) o resultado do retrato profissional feito em estúdio passa longe de deixar alguém feio, aliás é justamente o contrário. Pois conta com maquiador, produtor e um fotógrafo sensível e que usará a luz correta para que a foto não fique chapada, que é o que deixa as pessoas esquisitas em fotos 3x4 reveladas na hora.

Qual a diferença entre Retratos profissionais e fotografia para personal branding?

A ideia é a mesma: divulgar sua marca pessoal, você! A diferença é que os retratos buscam enfocar seu rosto e a fotografia para personal branding é um ensaio que além do rosto pode mostrar um pouco mais da sua personalidade e estilo: seu ambiente de trabalho, algum local que você curte estar, etc.

Para quem?

Muitos concursos e processos seletivos exigem fotos profissionais na hora da inscrição, a exemplo disso está o processo seletivo para comissários de bordo. Então eu acredito que todas as pessoas deveriam ter ao menos um retrato profissional, mas principalmente as seguintes pessoas: empreendedor, executivo, artista, artesão, cantor, escritor, ator, coaches, profissionais de saúde, advogados, executivos, professores, modelos.

Também realizamos outros tipos de retratos, como: