Fotografia Newborn: perguntas e respostas



Preparei uma série de perguntas e respostas bem objetivas sobre a fotografia newborn para mamães e papais que gostariam de fotografar seus bebês, mas ainda tem dúvidas de como funciona. Aqui pretendo fornecer algumas informações esclarecer algumas dúvidas. Fiquem à vontade para comentar ou sugerir alguma nova informação e/ou pergunta que não esteja relacionada.

1 – O QUE É FOTOGRAFIA NEWBORN?

A fotografia newborn é um ensaio fotográfico realizado com bebês nos primeiros dias de vida, surgiu no Brasil por volta do ano de 2010, porém antes disso, Anne Guedes já fazia fotografias de recém-nascidos e bebês de forma artística e era reconhecida em todo mundo. A idade ideal para esse tipo de ensaio é entre 6 e 15 dias, quanto mais cedo, melhor pois a medida que o bebê cresce, mais ele vai adquirindo movimentos e mais tempo fica acordado o que dificulta um ensaio baseado em poses pré-estabelecidas.

2 -COMO O ENSAIO É FEITO?

Uma das características deste estilo de fotografia consiste em fazer poses com o bebê dormindo e as vezes acordados, peladinho, embrulhadinho em tecidos leves e maleáveis, com acessórios especiais como headbands, gorros, roupinhas delicadas e especificas para este tipo de ensaio. Também são usados acessórios de posicionamento como pufes, cestos, baldinhos, gamelas, entre outros. Outra característica deste tipo de fotografia é a utilização de cenários, fundos em tecidos, pisos que imitam madeira, e tudo que a criatividade mandar, claro, respeitando sempre a segurança do bebê. Normalmente utilizamos alguns acessórios auxiliares para acalmar o bebê na hora da sessão, como o “ white noise” (ruído branco) ou som do útero (através de app), aquecedor ambiente e chupeta (caso os pais autorizem). Realizamos cerca de 3 ou 4 sets de fotografia (troca de acessório e/ou posição) sempre respeitando o tempo do bebê, com pausas para mamadas e/ou troca de fraldas.

3- QUANTO TEMPO DURA UMA SESSÃO NEWBORN?

Uma sessão dura de 2 a 4 horas, dependendo do bem-estar do bebê. Neste tempo também está incluso pausas para amamentação e troca de fraldas e o tempo para fazer o bebê dormir.